domingo, 4 de setembro de 2016

Encontro das Licenciaturas UFS



ENLIC 2015 
(09 e 10 de novembro)

O I Encontro de Licenciaturas do Campus de Itabaiana foi uma iniciativa de docentes da instituição que intentaram reunir professores, alunos da graduação e pós-graduação das diferentes áreas da licenciatura da UFS e participantes de outras instituições de ensino para apresentarem à comunidade resultados de estudos, debates e propostas de práticas pedagógicas que contribuam para a melhoria da educação em Sergipe e no país. Nesse sentido, O I Encontro de licenciaturas objetiva refletir sobre a formação docente através do debate de temas que perpassam o processo de formação inicial e continuada dos professores. As questões referentes ao currículo, práticas pedagógicas e o estágio curricular são a referência para a condução do diálogo durante a realização do evento. Para tanto, a programação consta de conferência, mesas redondas, minicursos, oficinas e apresentação artístico-cultural que contribuirão para a produção do conhecimento científico, atrelado à realidade da educação vivenciada nas escolas e na universidade.

(Foto Arquivo Pessoal)

Link do evento e resumos: https://sites.google.com/site/itaenlic/

 
CONSTRUINDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM GÊNEROS TEXTUAIS NO PIBID

O presente resumo relata as práticas pedagógicas desenvolvidas nas oficinas com alunos do 5º ano da Escola Municipal 30 de Agosto em Itabaiana – SE. Essas oficinas foram realizadas pelas bolsistas de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UFS) com a supervisão da professora Maria dos Santos e coordenação da Profa. Dra. Simone Lucena, do Eixo Formação de Professores do curso de Pedagogia Campus Prof. Alberto Carvalho. O objetivo das oficinas foi conhecer e identificar gêneros textuais, bem como, interpretá-los através da produção de textos, relatos de experiências e dramatização. Dentre as atividades realizadas foi confeccionado, junto com os alunos, o caderno de produções (diário) denominado “Companheiro” onde eles registraram os relatos de experiências vivenciadas durante a oficina. Além do registro nos cadernos também foi criado um blog dos alunos onde foram postadas as interações com os alunos nas oficinas. Outra atividade desenvolvida foi à exibição de vídeos com lendas folclóricas e produção de texto, as quais foram recontadas pelos alunos também através de vídeo, finalizando com a dramatização da lenda Santo Antônio Fujão onde os alunos participaram com muita animação. Podemos concluir que é de suma importância o desenvolvimento dos gêneros textuais como instrumento essencial no processo de comunicação. A reescrita e a releitura individual e coletiva de textos dão ao aluno suporte para as primeiras produções do que se pode chamar de universo criativo do aluno.
Palavras-chaves: Gêneros textuais; Pibid; Educação

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Bienal do Livro de Itabaiana

A Capital Nacional do Caminhão também se transformou na Capital Sergipana da Literatura, foi entre os dias 14/10 a 17/10/2015 que aconteceu a III edição da Bienal do Livro de Itabaiana, no agreste do estado de Sergipe. Além de escritores, leitores, grupos folclóricos, grupos de teatro, gastronomia nordestina, curta-metragem, contadores de histórias, repentistas, Sociedade Filarmônica 28 de Agosto, Shows Musicais e teve também Oficina de Cordel com os alunos do 5º ano da Escola Municipal 30 de Agosto junto com o Pibid. Todos os envolvidos na oficina ficaram muito satisfeitos com os resultados obtidos, em fazer os alunos participarem, produzirem e recitarem os seus cordéis.


(Foto Arquivo Pessoal)

Ebaaa!!! Que venha a IV Bienal do Livro de Itabaiana!!!

Querem mais fotos então acessem o Facebook do evento:
https://pt-br.facebook.com/bienaldolivroitabaiana/ 

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Estágio Ensino Fundamental


Olá pessoal quero compartilhar com vocês como foi a minha experiência no Estágio Supervisionado III na Escola Trinta de Agosto no município de Itabaiana-SE. 

(Foto Arquivo Pessoal)

Bem, antes de iniciar a minha regência, fiz as seguintes observações, referente ao Estágio III, primeiro foi o meu 5º Estágio como graduanda, o 1º e 2º foram na UNIT, quando cursava Licenciatura em Informática, foram com alunos do Ensino Médio e muito gratificante e mantenho contatos com eles até hoje, mais não foi nada comparado ao meu 3º, 4º Estágio que foram na UFS (Estágio I, e II), principalmente no Estágio II da Educação Infantil. Graças ao Projeto Brinquedoteca, eu tive as primeiras experiências com a Educação Infantil, o projeto atendia crianças de 4 a 6 anos da Escola Municipal Clara Meireles também em Itabaiana-SE, a minha relação com os alunos foi muito receptiva, a experiência na Brinquedoteca foi fundamental para que eu pudesse desenvolver as atividades pedagógicas com os alunos. A diferença foi que não estava mais na posição de Brinquedista e sim na posição de estagiária/professora, foi um pouco difícil separar as duas posições, então foi em busca de leituras que tratasse do assunto, a exemplo do artigo: Estágio e Docência, da autora Selma Garrido Pimenta (2012), que deixa bem claro a dicotomia de ser estagiária sem experiências em salas de aulas e aquelas estagiárias que já tem muitos anos de experiências como docente, no meu caso acredito que ficou no meio termo, como já foi citado a experiência na Brinquedoteca me preparou em parte, no que seria mais ou menos os alunos e as escolas que eu iria encontrar, diferentemente de alguns colegas que não passaram pela Brinquedoteca e muito menos nunca lecionaram em nenhuma instituição escolar. Cada estágio é uma experiência única por isso observar antes de preparar o plano de aula é fundamental para que os alunos possam construir o conhecimento através da metodologia aplicada. A turma acolhida foi do 3º Ano do Ensino Fundamental, no turno da tarde. com idade de 7 anos a 15 anos, ao todo eram 36 alunos matriculados, apenas 30 alunos frequentam regularmente, eram 13 meninas e 17 meninos. A maioria tinha muitas dificuldades na aprendizagem em relação às atividades propostas, principalmente as atividades de leitura, teve um aluno de 13 anos que não sabia nem assinar o nome, perguntei a ele se gostaria de fazer a leitura comigo, ele falou que sim então fui soletrando com ele palavra por palavra, a professora regente ficou surpresa porque ele sempre rejeitava fazer leitura com ela, foi muito cansativo, pois como foi citado à maioria tem dificuldade de fazer as atividades sozinhos. Ao dar continuidade da construção da Identidade Docente, elaborei os planos de aulas, segundo o artigo: Saberes Pedagógicos e Atividade Docente, também da autora Selma Garrido Pimenta (2012), é necessário fazer uma investigação antes para que possa realizar as aulas de acordo a realidade dos alunos e da escola. Ter uma atitude investigativa é fundamental para que possa ser dinâmico, prático e conectado com o mundo. A partir do momento que foram aplicadas as atividades aos alunos, foi possível conhecer a realidade de cada um, poucos estão adiantados, a maioria ainda tem muitas dificuldades, mesmo assim eles fizeram as atividades. Segundo o artigo: Pedagogia e prática docente, da autora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco (2012), o professor tem que ser um pesquisador para adquirir conhecimentos, juntando a teoria e as técnicas para construir sua prática, na sua maioria essa prática é adquirida no estágio, por isso a importância do discente em dedicar-se tanto aos Estágios Supervisionados. Neles os futuros professores terão uma visão mais realistas e os professores que já atuam nas escolas renovarão suas visões com inovações mais modernas.
Portanto, a estagiária e futura professora deve refletir sobre a realidade da escola, conforme o artigo: Planejamento: Projeto de Ensino-aprendizagem e Projeto Político Pedagógico, do autor Celso dos Santos Vasconcellos (2006), o professor deve perceber as necessidades dos seus alunos e buscar métodos para transformar a prática em construção do conhecimento conforme a realidade de cada um. O estágio supervisionado III foi muito desafiador e um dos mais marcantes da minha formação pedagógica, por ter sido desafiador foi também muito satisfatório ao ver no final do estágio os alunos que não faziam as anotações no caderno ou no livro, que não gostavam de fazer leitura ou não queriam responder as atividades na lousa quando eram solicitados, no final do estágio eles me surpreenderam e começaram fazer o que não faziam antes do estágio. Não se pode desistir nas primeiras dificuldades deve-se buscar ajuda nos livros, internet e até mesmo com a professora da turma para que os alunos aprendam e apreendam os conteúdos.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Oficinas sobre Gêneros Textuais

Quero compartilhar com vocês um pouco como foram as oficinas sobre Gêneros Textuais na Escola Municipal 30 de agosto situada no município de Itabaiana - Sergipe.
O grupo elaborou uma webquest sobre gêneros textuais baseado no projeto político pedagógico da escola, se vocês não lembram o que é webquest acesse o link sobre o assunto:  http://arlenemorenavariedades.blogspot.com.br/2015/05/oficinas-pibid-ufs.html
Os gêneros textuais escolhido foram: Diário e Lendas, devido a dificuldade de leitura e escrita dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e com a orientação da professora, o grupo desenvolveu as oficinas, onde alunos puderam escrever o que eles achavam das oficinas, das aulas, das lendas, enfim eles eram livres para produzirem seus próprios textos. Acessem o link da webquest sobre gêneros textuais:
Eles eram conduzidos a sala de vídeos para assistir vídeos sobre lendas e logo em seguida escreviam no diário, que foi dado o nome de "Companheiro", o que eles entenderam sobre as lendas, eles também faziam o reconto das lendas oralmente, mesmo tímidos eles conseguiam recontar boa parte do que assistiram nos vídeos. Através da escrita deles no companheiro observamos as dificuldades na ortografia, concordâncias verbais e nominais e etc, e baseado nessas dificuldades foram elaborados exercícios gramaticais para eles apreenderem a forma normativa de escrever as palavras que eles tiveram maiores dificuldades.

(Foto Arquivo Pessoal)


No encerramento das oficinas teve dramatização da lenda: Santo Antonio Fujão e exibição do vídeo sobre as lendas que os próprio alunos recontaram, tudo foi muito interativo e  todos ficaram satisfeitos com as atividades das oficinas realizadas com sucesso. Portanto, as oficinas foram feitas com muita dedicação e interação de todos envolvidos e principalmente do alunos que nos surpreenderam com seus relatos no companheiro: diário, a maioria escreveram o que acharam das oficinas e  percebemos que o objetivo de fazê-los escreverem no seu companheiro foi conquistado.
Acesse o blog do grupo e conheça mais as oficinas sobre gêneros textuais link: http://www.tecnoblogdaeducacao.blogspot.com.br/2015_08_01_archive.html