terça-feira, 20 de março de 2018

Enfim, diplomada!!!

Olá pessoal!!!

Vou tentar fazer um resumo de como foi a minha entrada e saída da graduação. Lá em Recife-PE em 1900 e antigamente quando conclui o Ensino Médio (Antigo 2º grau) fui tentar fazer o vestibular e vi de perto as barreiras econômicas que me impediam de realizar o sonho do Ensino Superior, não existiam cotas, muito menos pré-universitário (PreUni é um programa do governo para alunos de escolas públicas), meus pais não tinham condições de "bancar" os meus estudos e tudo era muito difícil de conseguir (diferentemente dos dias atuais). Diante da situação que vivia fui fazer um curso Técnico em Contabilidade para ser inserida rapidamente ao mercado de trabalho, assim que conclui o curso fui trabalhar em um escritório pra ganhar meio salário mínimo (se um salário mínimo não dar condições básicas de sobrevivência imagina meio?). Fui mandada embora do escritório por causa da crise (sempre existiu crise a diferença é que dependendo do Governo que está no Poder, nós passamos por ela ou nós ficamos nela).

Trabalhei em várias empresas até que fui morar em Niterói-RJ e tive oportunidade de trabalhar com pessoas amigas que me aconselharam tentar o vestibular, então o meu primeiro vestibular foi na Universidade Federal Fluminense (UFF) fiz para Ciências Contábeis e não fui aprovada por despreparo, não era mais por falta de dinheiro e sim por falta de tempo pois trabalhava o dia todo até nos finais de semana, não tinha como estudar para o vestibular. Voltei para minha terra natal Recife, fiz vestibular na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para Geografia e na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para Ciências Sociais, fiquei excedente nas duas por falta de tempo para estudar, eu tinha duas escolhas: Ou ficava desempregada para estudar ou ficava empregada para comprar comida!!!

Casei com um sergipano e vim morar em Itabaiana -SE, virei dona de casa e depois de alguns anos, tirei o sonho que estava engavetado e fui estudar, conversei com o esposo para segurar as contas sozinho e ele me deu todo apoio necessário para realizar o meu sonho. Então comecei estudar para o vestibular e passei na Universidade Federal de Sergipe para o curso de Pedagogia no 2º lugar do grupo, chorei tanto que queria gritar sem parar: NÃO DESISTAM DE SEUS SONHOS, DEPOIS DE TRINTA ANOS CONSEGUIR ENTRAR NA UNIVERSIDADE!!!

(Foto Arquivo Pessoal)

Hoje??? Aos cinquenta anos de vida, além de ser graduada em Pedagogia, sou Licenciada em Informática, tenho o curso Técnico em Informática com ênfase em Sistemas, faço parte do grupo de pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult), sou apaixonada por Tecnologias Educacionais e sou Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED) na UFS.

Espero continuar sonhando e acreditando que sempre vai existir uma luz no fim do túnel .
#Gratidão a Deus 💜

Comentem!!! Compartilhem!!! A sua interação é muito importante!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário