sábado, 3 de março de 2018

#Retrô 2017 parte 06

Olá pessoal!!!

Hoje quero falar sobre a apresentação da minha Monografia (TCC), foi sobre as narrativas do diários online dos bolsistas do Pibid, a avaliadora foi a Prof. Dra. Marilene Nascimento e a minha orientadora foi a Prof. Dra. Simone Lucena. Tirei a nota máxima: 10.

(Foto Arquivo Pessoal)

O tema abordado nesta pesquisa está diretamente relacionada a trajetória da autora como bolsista, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e também como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), ambos na Universidade Federal de Sergipe (UFS), no curso de Pedagogia do Campus Alberto Carvalho, no município de Itabaiana-SE. Diante da emergência da Internet com uso das interfaces digitais da Web 2.0, tem sido um desafio para docentes e discentes, da formação inicial e continuada de professores, produzir narrativas das suas práticas docentes, nos diários online. Desse modo, a pesquisa teve os seguintes objetivos: Compreender as narrativas sobre as práticas docentes no Pibid/Pedagogia/UFS relatadas nos diários online da Web 2.0; Identificar as possibilidades das interfaces digitais da Web 2.0; Investigar as potencialidades dos diários online como espaço formativo das práticas docentes no Pibid; e Analisar os diários online criados no Pibid como espaço de narrativas reflexivas dos bolsistas. O percurso metodológico desta pesquisa teve como natureza abordagem qualitativa. Segundo os objetivos propostos foi uma pesquisa exploratória. Os dados coletados seguiram a Análise de Conteúdo (AC) para melhor compreender e interpretar as narrativas nos diários online dos bolsistas ID. Após o levantamento dos dados da pesquisa percebemos que os resultados obtidos com a Análise de Conteúdo comprovaram que os bolsistas ID foram preparados no Pibid para utilizar as interfaces digitais da Web 2.0 e que o processo formativo deles foram narrados nos seus diários que estão na Internet. Todos que participaram do Pibid aprenderam que existem várias possibilidades de utilizar as interfaces digitais da Web 2.0 nas práticas docentes.


Palavras-chave: Cibercultura. Diário Online. Formação Docente. Pibid. Web 2.0.


Nenhum comentário:

Postar um comentário