sexta-feira, 1 de abril de 2016

Estágio Ensino Fundamental


Olá pessoal quero compartilhar com vocês como foi a minha experiência no Estágio Supervisionado III na Escola Trinta de Agosto no município de Itabaiana-SE. 

(Foto Arquivo Pessoal)

Bem, antes de iniciar a minha regência, fiz as seguintes observações, referente ao Estágio III, primeiro foi o meu 5º Estágio como graduanda, o 1º e 2º foram na UNIT, quando cursava Licenciatura em Informática, foram com alunos do Ensino Médio e muito gratificante e mantenho contatos com eles até hoje, mais não foi nada comparado ao meu 3º, 4º Estágio que foram na UFS (Estágio I, e II), principalmente no Estágio II da Educação Infantil. Graças ao Projeto Brinquedoteca, eu tive as primeiras experiências com a Educação Infantil, o projeto atendia crianças de 4 a 6 anos da Escola Municipal Clara Meireles também em Itabaiana-SE, a minha relação com os alunos foi muito receptiva, a experiência na Brinquedoteca foi fundamental para que eu pudesse desenvolver as atividades pedagógicas com os alunos. A diferença foi que não estava mais na posição de Brinquedista e sim na posição de estagiária/professora, foi um pouco difícil separar as duas posições, então foi em busca de leituras que tratasse do assunto, a exemplo do artigo: Estágio e Docência, da autora Selma Garrido Pimenta (2012), que deixa bem claro a dicotomia de ser estagiária sem experiências em salas de aulas e aquelas estagiárias que já tem muitos anos de experiências como docente, no meu caso acredito que ficou no meio termo, como já foi citado a experiência na Brinquedoteca me preparou em parte, no que seria mais ou menos os alunos e as escolas que eu iria encontrar, diferentemente de alguns colegas que não passaram pela Brinquedoteca e muito menos nunca lecionaram em nenhuma instituição escolar. Cada estágio é uma experiência única por isso observar antes de preparar o plano de aula é fundamental para que os alunos possam construir o conhecimento através da metodologia aplicada. A turma acolhida foi do 3º Ano do Ensino Fundamental, no turno da tarde. com idade de 7 anos a 15 anos, ao todo eram 36 alunos matriculados, apenas 30 alunos frequentam regularmente, eram 13 meninas e 17 meninos. A maioria tinha muitas dificuldades na aprendizagem em relação às atividades propostas, principalmente as atividades de leitura, teve um aluno de 13 anos que não sabia nem assinar o nome, perguntei a ele se gostaria de fazer a leitura comigo, ele falou que sim então fui soletrando com ele palavra por palavra, a professora regente ficou surpresa porque ele sempre rejeitava fazer leitura com ela, foi muito cansativo, pois como foi citado à maioria tem dificuldade de fazer as atividades sozinhos. Ao dar continuidade da construção da Identidade Docente, elaborei os planos de aulas, segundo o artigo: Saberes Pedagógicos e Atividade Docente, também da autora Selma Garrido Pimenta (2012), é necessário fazer uma investigação antes para que possa realizar as aulas de acordo a realidade dos alunos e da escola. Ter uma atitude investigativa é fundamental para que possa ser dinâmico, prático e conectado com o mundo. A partir do momento que foram aplicadas as atividades aos alunos, foi possível conhecer a realidade de cada um, poucos estão adiantados, a maioria ainda tem muitas dificuldades, mesmo assim eles fizeram as atividades. Segundo o artigo: Pedagogia e prática docente, da autora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco (2012), o professor tem que ser um pesquisador para adquirir conhecimentos, juntando a teoria e as técnicas para construir sua prática, na sua maioria essa prática é adquirida no estágio, por isso a importância do discente em dedicar-se tanto aos Estágios Supervisionados. Neles os futuros professores terão uma visão mais realistas e os professores que já atuam nas escolas renovarão suas visões com inovações mais modernas.
Portanto, a estagiária e futura professora deve refletir sobre a realidade da escola, conforme o artigo: Planejamento: Projeto de Ensino-aprendizagem e Projeto Político Pedagógico, do autor Celso dos Santos Vasconcellos (2006), o professor deve perceber as necessidades dos seus alunos e buscar métodos para transformar a prática em construção do conhecimento conforme a realidade de cada um. O estágio supervisionado III foi muito desafiador e um dos mais marcantes da minha formação pedagógica, por ter sido desafiador foi também muito satisfatório ao ver no final do estágio os alunos que não faziam as anotações no caderno ou no livro, que não gostavam de fazer leitura ou não queriam responder as atividades na lousa quando eram solicitados, no final do estágio eles me surpreenderam e começaram fazer o que não faziam antes do estágio. Não se pode desistir nas primeiras dificuldades deve-se buscar ajuda nos livros, internet e até mesmo com a professora da turma para que os alunos aprendam e apreendam os conteúdos.

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