ENLIC 2015
(09 e 10 de novembro)
![]() |
(Foto Arquivo Pessoal) |
Link do evento e resumos: https://sites.google.com/site/itaenlic/
CONSTRUINDO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM GÊNEROS TEXTUAIS NO PIBID
O
presente resumo relata as práticas pedagógicas desenvolvidas nas oficinas com
alunos do 5º ano da Escola Municipal 30 de Agosto em Itabaiana – SE. Essas
oficinas foram realizadas pelas bolsistas de iniciação à docência do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UFS) com a supervisão da
professora Maria dos Santos e coordenação da Profa. Dra. Simone Lucena, do Eixo
Formação de Professores do curso de Pedagogia Campus Prof. Alberto Carvalho. O
objetivo das oficinas foi conhecer e identificar gêneros textuais, bem como,
interpretá-los através da produção de textos, relatos de experiências e dramatização. Dentre
as atividades realizadas foi confeccionado,
junto com os alunos, o caderno de produções (diário) denominado “Companheiro”
onde eles registraram os relatos de experiências vivenciadas durante a oficina.
Além do registro nos cadernos também foi criado um blog dos alunos onde foram
postadas as interações com os alunos nas oficinas. Outra atividade desenvolvida
foi à exibição de vídeos com lendas folclóricas e produção de texto, as quais
foram recontadas pelos alunos também através de vídeo, finalizando com a
dramatização da lenda Santo Antônio Fujão onde os alunos participaram com muita
animação. Podemos concluir que é
de suma importância o desenvolvimento dos gêneros textuais como instrumento
essencial no processo de comunicação. A reescrita e a releitura individual e
coletiva de textos dão ao aluno suporte para as primeiras produções do que se
pode chamar de universo criativo do aluno.
Palavras-chaves: Gêneros
textuais; Pibid; Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário