domingo, 4 de setembro de 2016

Encontro das Licenciaturas UFS



ENLIC 2015 
(09 e 10 de novembro)

O I Encontro de Licenciaturas do Campus de Itabaiana foi uma iniciativa de docentes da instituição que intentaram reunir professores, alunos da graduação e pós-graduação das diferentes áreas da licenciatura da UFS e participantes de outras instituições de ensino para apresentarem à comunidade resultados de estudos, debates e propostas de práticas pedagógicas que contribuam para a melhoria da educação em Sergipe e no país. Nesse sentido, O I Encontro de licenciaturas objetiva refletir sobre a formação docente através do debate de temas que perpassam o processo de formação inicial e continuada dos professores. As questões referentes ao currículo, práticas pedagógicas e o estágio curricular são a referência para a condução do diálogo durante a realização do evento. Para tanto, a programação consta de conferência, mesas redondas, minicursos, oficinas e apresentação artístico-cultural que contribuirão para a produção do conhecimento científico, atrelado à realidade da educação vivenciada nas escolas e na universidade.

(Foto Arquivo Pessoal)

Link do evento e resumos: https://sites.google.com/site/itaenlic/

 
CONSTRUINDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM GÊNEROS TEXTUAIS NO PIBID

O presente resumo relata as práticas pedagógicas desenvolvidas nas oficinas com alunos do 5º ano da Escola Municipal 30 de Agosto em Itabaiana – SE. Essas oficinas foram realizadas pelas bolsistas de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UFS) com a supervisão da professora Maria dos Santos e coordenação da Profa. Dra. Simone Lucena, do Eixo Formação de Professores do curso de Pedagogia Campus Prof. Alberto Carvalho. O objetivo das oficinas foi conhecer e identificar gêneros textuais, bem como, interpretá-los através da produção de textos, relatos de experiências e dramatização. Dentre as atividades realizadas foi confeccionado, junto com os alunos, o caderno de produções (diário) denominado “Companheiro” onde eles registraram os relatos de experiências vivenciadas durante a oficina. Além do registro nos cadernos também foi criado um blog dos alunos onde foram postadas as interações com os alunos nas oficinas. Outra atividade desenvolvida foi à exibição de vídeos com lendas folclóricas e produção de texto, as quais foram recontadas pelos alunos também através de vídeo, finalizando com a dramatização da lenda Santo Antônio Fujão onde os alunos participaram com muita animação. Podemos concluir que é de suma importância o desenvolvimento dos gêneros textuais como instrumento essencial no processo de comunicação. A reescrita e a releitura individual e coletiva de textos dão ao aluno suporte para as primeiras produções do que se pode chamar de universo criativo do aluno.
Palavras-chaves: Gêneros textuais; Pibid; Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário