quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Aprovação do Mestrado parte 01 (Início)


Olá pessoal devido a correria do Mestrado voltei aqui para postar como foi minha aprovação, estarei postando aos poucos como foi o processo até ser aprovada na Seleção do Mestrado 2017 do PPGED/UFS 

(Foto Arquivo Pessoal)


Segundo alguns candidatos que tentaram outras vezes, essa seleção foi a mais difícil do que as anteriores. Foram 4 meses de lutas e vitórias para chegar a este resultado, tão almejado por mim e por todos aqueles que acreditaram na minha capacidade. Segue minha análise: saiu o edital em agosto e finalizou a última etapa em dezembro, foram 149 candidatos inscritos para 37 vagas do Mestrado, dos 149 apenas 74 homologados, dos 74 apenas 37 aprovados na prova escrita, tive que ler 3 livros em 1 mês, totalizando 485 páginas para redigir em 2 laudas a minha compreensão sobre os livros indicados, dos 37 aprovados apenas 35 cumpriu a prova de idiomas EPLE, dos 35 apenas 25 foram aprovados no pré-projeto, dos 25 aprovados 4 ficaram excedentes, ainda tive que defender o pré-projeto diante de 3 professores do PPGED, também tive que levar todos os comprovantes de tudo que estava no meu currículo Lattes, capítulos de livros, artigos em revistas/periódicos, apresentação e organização de eventos, minicursos e etc. A minha nota do Lattes foi a maior entre todos os candidatos do Mestrado, portanto, fiquei em 3º lugar no geral, no 2º lugar na linha Educação e Comunicação e 1º lugar para a provável orientadora. A partir de julho/2017 não foi nada fácil para mim, teve monografia (TCC), teve apresentação de trabalho na Unit e na UFS, mudança de uma residência grande para uma pequena, teve a minha formatura que corri atrás para ser dispensada do Enade, por isso fui a única que colou grau na formatura oficial, que aconteceu no auditório da UFS e finalizando teve a seleção do Mestrado que foi uma verdadeira peneira.

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quinta-feira, 31 de maio de 2018

TDIC e Participação Social

Olá pessoal!!!

Estou um pouco sumida do blog devido a correria do curso de Mestrado, são inúmeras atividades em pouco espaço de tempo, exigindo disciplina e dedicação.

Mesmo assim estou aqui para falar um pouco da minha primeira disciplina denominada de Tópicos Temáticos I, essa disciplina é do Programa de Pós-graduação de Letras, mas foi aberta para outros programas interessados pelo tema. Ela foi ministrada pela Prof. Dra. Denise Braga (UNICAMP) sob a coordenação do Prof. Dr. Vanderlei Zacchi (PPGL/UFS).

Foram quatro encontros presenciais com os seguintes temas:

1 - Tema: TDICs e participação social
Textos do livro: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Participação Social.

2 -  Tema: Educação e aprendizagem no século XXI e como isso afeta o ensino de línguas
Texto norteador: Educação e Aprendizagem no Século XXI
 
3 - Tema: O que muda nas práticas de ensino e de aprendizagem
Texto norteador: O professor em Ambiente Virtual
 
4 - Tema: Atitudes que precisam ser formadas no aluno
Texto norteador: O Aluno em Ambientes Virtuais

O processo avaliativo foi a criação colaborativa de uma página na rede social Facebook com o link: https://www.facebook.com/TDIC-Educa%C3%A7%C3%A3o-e-Participa%C3%A7%C3%A3o-Social-124749311696212/

(Foto Arquivo Pessoal)

A disciplina me fez refletir sobre a participação social nas redes sociais, instigou a várias provocações relacionadas aos movimentos sociais que utilizam as interfaces digitais para exercer a democracia e requerer os direitos como cidadãos na cibercultura.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Conferência Educação Online e Formação de Professores

Olá Pessoal!!!

Tivemos Universidade Federal de Sergipe (UFS), uma Conferência sobre Educação Online e Formação de Professores com o Prof. Dr. Antonio Quintas Mendes da Universidade Aberta (UAB - Portugal). Uma realização do grupo de pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Para maiores detalhes acessem o link: http://grupoecult.blogspot.com.br/

(Foto Arquivo Pessoal)


Na conferência o Prof. Quintas relatou sua experiência na Educação a Distância (EAD) e que os alunos não são iguais aos da Educação Presencial, as universidades tem que ter consciência dessa diferença. Depois do advento da Internet houve um crescimento bastante significativo na EAD, antes era muito precária e desestimulava tanto os professores como também os alunos. A Educação Online é um plano de inovação da EAD, com objetivo de interação virtual entre os envolvidos nesse processo de aprendizagem.

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domingo, 25 de março de 2018

Recursos Educacionais Abertos - REA

Olá pessoal!!!

Tive a honra de ser convidada pela Prof. Dra. Marilene Nascimento, para um minicurso sobre REA, foi bastante interativo e acredito que todos os envolvidos ficaram empolgados, tanto com os repositórios e assim como conhecer o REA. No final foi elaborado um plano de aula para ser executado e depois o resultado ser postado em um repositório. Logo abaixo coloquei o conceito e o link do REA no Brasil.

(Foto Arquivo Pessoal)


Afinal o que é REA? De acordo com a UNESCO (COL, 2011), são produções de materiais de ensino que tem domínio público, licenciados de maneira aberta, podendo ser compartilhados ou adaptados por terceiros. REA é um movimento guiado por professores, alunos e instituições de ensino, oferecendo mais uma alternativa para os elevados custos da Educação. 

Para maiores detalhes sobre Rea acessem o link: http://www.rea.net.br/site/

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