sexta-feira, 1 de abril de 2016

Estágio Ensino Fundamental


Olá pessoal quero compartilhar com vocês como foi a minha experiência no Estágio Supervisionado III na Escola Trinta de Agosto no município de Itabaiana-SE. 

(Foto Arquivo Pessoal)

Bem, antes de iniciar a minha regência, fiz as seguintes observações, referente ao Estágio III, primeiro foi o meu 5º Estágio como graduanda, o 1º e 2º foram na UNIT, quando cursava Licenciatura em Informática, foram com alunos do Ensino Médio e muito gratificante e mantenho contatos com eles até hoje, mais não foi nada comparado ao meu 3º, 4º Estágio que foram na UFS (Estágio I, e II), principalmente no Estágio II da Educação Infantil. Graças ao Projeto Brinquedoteca, eu tive as primeiras experiências com a Educação Infantil, o projeto atendia crianças de 4 a 6 anos da Escola Municipal Clara Meireles também em Itabaiana-SE, a minha relação com os alunos foi muito receptiva, a experiência na Brinquedoteca foi fundamental para que eu pudesse desenvolver as atividades pedagógicas com os alunos. A diferença foi que não estava mais na posição de Brinquedista e sim na posição de estagiária/professora, foi um pouco difícil separar as duas posições, então foi em busca de leituras que tratasse do assunto, a exemplo do artigo: Estágio e Docência, da autora Selma Garrido Pimenta (2012), que deixa bem claro a dicotomia de ser estagiária sem experiências em salas de aulas e aquelas estagiárias que já tem muitos anos de experiências como docente, no meu caso acredito que ficou no meio termo, como já foi citado a experiência na Brinquedoteca me preparou em parte, no que seria mais ou menos os alunos e as escolas que eu iria encontrar, diferentemente de alguns colegas que não passaram pela Brinquedoteca e muito menos nunca lecionaram em nenhuma instituição escolar. Cada estágio é uma experiência única por isso observar antes de preparar o plano de aula é fundamental para que os alunos possam construir o conhecimento através da metodologia aplicada. A turma acolhida foi do 3º Ano do Ensino Fundamental, no turno da tarde. com idade de 7 anos a 15 anos, ao todo eram 36 alunos matriculados, apenas 30 alunos frequentam regularmente, eram 13 meninas e 17 meninos. A maioria tinha muitas dificuldades na aprendizagem em relação às atividades propostas, principalmente as atividades de leitura, teve um aluno de 13 anos que não sabia nem assinar o nome, perguntei a ele se gostaria de fazer a leitura comigo, ele falou que sim então fui soletrando com ele palavra por palavra, a professora regente ficou surpresa porque ele sempre rejeitava fazer leitura com ela, foi muito cansativo, pois como foi citado à maioria tem dificuldade de fazer as atividades sozinhos. Ao dar continuidade da construção da Identidade Docente, elaborei os planos de aulas, segundo o artigo: Saberes Pedagógicos e Atividade Docente, também da autora Selma Garrido Pimenta (2012), é necessário fazer uma investigação antes para que possa realizar as aulas de acordo a realidade dos alunos e da escola. Ter uma atitude investigativa é fundamental para que possa ser dinâmico, prático e conectado com o mundo. A partir do momento que foram aplicadas as atividades aos alunos, foi possível conhecer a realidade de cada um, poucos estão adiantados, a maioria ainda tem muitas dificuldades, mesmo assim eles fizeram as atividades. Segundo o artigo: Pedagogia e prática docente, da autora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco (2012), o professor tem que ser um pesquisador para adquirir conhecimentos, juntando a teoria e as técnicas para construir sua prática, na sua maioria essa prática é adquirida no estágio, por isso a importância do discente em dedicar-se tanto aos Estágios Supervisionados. Neles os futuros professores terão uma visão mais realistas e os professores que já atuam nas escolas renovarão suas visões com inovações mais modernas.
Portanto, a estagiária e futura professora deve refletir sobre a realidade da escola, conforme o artigo: Planejamento: Projeto de Ensino-aprendizagem e Projeto Político Pedagógico, do autor Celso dos Santos Vasconcellos (2006), o professor deve perceber as necessidades dos seus alunos e buscar métodos para transformar a prática em construção do conhecimento conforme a realidade de cada um. O estágio supervisionado III foi muito desafiador e um dos mais marcantes da minha formação pedagógica, por ter sido desafiador foi também muito satisfatório ao ver no final do estágio os alunos que não faziam as anotações no caderno ou no livro, que não gostavam de fazer leitura ou não queriam responder as atividades na lousa quando eram solicitados, no final do estágio eles me surpreenderam e começaram fazer o que não faziam antes do estágio. Não se pode desistir nas primeiras dificuldades deve-se buscar ajuda nos livros, internet e até mesmo com a professora da turma para que os alunos aprendam e apreendam os conteúdos.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Oficinas sobre Gêneros Textuais

Quero compartilhar com vocês um pouco como foram as oficinas sobre Gêneros Textuais na Escola Municipal 30 de agosto situada no município de Itabaiana - Sergipe.
O grupo elaborou uma webquest sobre gêneros textuais baseado no projeto político pedagógico da escola, se vocês não lembram o que é webquest acesse o link sobre o assunto:  http://arlenemorenavariedades.blogspot.com.br/2015/05/oficinas-pibid-ufs.html
Os gêneros textuais escolhido foram: Diário e Lendas, devido a dificuldade de leitura e escrita dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e com a orientação da professora, o grupo desenvolveu as oficinas, onde alunos puderam escrever o que eles achavam das oficinas, das aulas, das lendas, enfim eles eram livres para produzirem seus próprios textos. Acessem o link da webquest sobre gêneros textuais:
Eles eram conduzidos a sala de vídeos para assistir vídeos sobre lendas e logo em seguida escreviam no diário, que foi dado o nome de "Companheiro", o que eles entenderam sobre as lendas, eles também faziam o reconto das lendas oralmente, mesmo tímidos eles conseguiam recontar boa parte do que assistiram nos vídeos. Através da escrita deles no companheiro observamos as dificuldades na ortografia, concordâncias verbais e nominais e etc, e baseado nessas dificuldades foram elaborados exercícios gramaticais para eles apreenderem a forma normativa de escrever as palavras que eles tiveram maiores dificuldades.

(Foto Arquivo Pessoal)


No encerramento das oficinas teve dramatização da lenda: Santo Antonio Fujão e exibição do vídeo sobre as lendas que os próprio alunos recontaram, tudo foi muito interativo e  todos ficaram satisfeitos com as atividades das oficinas realizadas com sucesso. Portanto, as oficinas foram feitas com muita dedicação e interação de todos envolvidos e principalmente do alunos que nos surpreenderam com seus relatos no companheiro: diário, a maioria escreveram o que acharam das oficinas e  percebemos que o objetivo de fazê-los escreverem no seu companheiro foi conquistado.
Acesse o blog do grupo e conheça mais as oficinas sobre gêneros textuais link: http://www.tecnoblogdaeducacao.blogspot.com.br/2015_08_01_archive.html

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Visita a Escola Técnica Agrícola

Fui convida pela supervisora do PIBID a professora Vitória a conhecer a Escola Técnica Agrícola e foi HiperMegaSuper demaissss!!!

(Foto Arquivo Pessoal)


Situado no Povoado Roncador, zona rural de Itabaiana, a Escola Técnica Agrícola Prefeito João Alves dos Santos, que atende alunos da 5ª a 8ª série do ensino fundamental. A instituição que conta com oito professores e atende mais de cem alunos, atua em período integral. Durante o período da manhã, os alunos aprendem a teoria, e tem a oportunidade de por em prática tudo o que foi aprendido em sala no período da tarde. A maior parte dos alunos da Escola Técnica Agrícola de Itabaiana, residem na sede do município. Esses estudantes têm a oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos nas aulas de técnica industrial, técnicas comercial, zootécnica e agricultura oferecidas na escola. A instituição conta atualmente com 194 tarefas o equivalente a mais de cinquenta hectares de terra, além de 11 plantel de suínos, 110 aves (galinhas), 20 bovinos, e uma horta orgânica que está em processo de ampliação, em que todo o alimento produzido é voltado para a alimentação dos alunos da escola, porém, quando há o excedente dessa produção, os alimentos são distribuídos para as famílias dos alunos.



quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Oficina de Informática

Olá pessoal td bm???

Houve uma troca de grupos e supervisoras do eixo Formação de Professores e Tecnologias, por isso foi feita uma nova webquest, eis o link: https://sites.google.com/site/generostextuaislendasediario/ em breve postarei mais detalhes sobre as oficinas que estão sendo realizadas, inclusive na mesma Escola Trinta de Agosto, sendo em turma diferente. 

No dia 11 de Agosto é comemorado o dia do estudante, e compartilhei lá no meu facebook: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=877447485641799&set=a.190093187710569.53295.100001296681372&type=1&theater 

(Foto Arquivo Pessoal)



Esta foto acima foi da oficina de informática, que pra mim foi uma das oficinas mais esperadas desde do inicio quando entrei no Pibid, foi a oficina de Informática e percebi nos olhinhos dos alunos a vontade de interagir com o PC, alguns tiveram muitas dificuldades ao digitar as letras por ainda não estão familiarizados com as palavras, acentos e pontuações, pedi que eles digitassem um texto sobre lenda e mostrei como usar letras maiúsculas e minúsculas, espaço para o paragrafo, os números e etc. Espero que tenham mais oficinas de informática pois é pra isso que estou me preparando. Compartilhem... comentem... Please!!!