sábado, 29 de julho de 2017

Possibilidades do uso da rede social Youtube na Educação

O minicurso “Possibilidades do uso da rede social Youtube na Educação” é parte integrante da pesquisa de Mestrado desenvolvida no do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS) sob a orientação da Profª.Dra. Simone de Lucena Ferreira (DEDI/UFS). O propósito dessa oficina é reunir professores, sujeitos dessa pesquisa. O objetivo do minicurso é discutir, refletir e praticar as possibilidades do uso da rede social Youtube na sala de aula.

(Foto Arquivo Pessoal)

De acordo o Thais Pacievitch, no site do infoescola: “Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem - comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais. As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores e/ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo”.

Para maiores informações acessem o link do Blog do ECult http://grupoecult.blogspot.com.br/2017/07/minicurso-possibilidades-do-uso-da-rede.html 

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Oficina Pibid Escrita Colaborativa

Olá pessoal!!!

Teve uma oficina do Pibid bastante interessante sobre Escrita Colaborativa, foi no Laboratório de Informática do Departamento de Educação, que fica na UFS de Itabaiana-Sergipe.

A escrita colaborativa são textos criados em modo colaborativo e não individual. Ela tem sido muito usada no contexto educacional e por isso a oficina foi realizada com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Pública. A oficina foi ministrada por duas bolsista ID e a professora dos alunos, eu fui convidada para dar suporte técnico e foi muito gratificante ver a empolgação dos alunos, eles colaborativamente começaram cria histórias, eles produziram um texto colaborativo e a professora deles ficou muito feliz com resultado.

(Foto Arquivo Pessoal)


Para a realização da escrita colaborativa online foi utilizado a interface digital Google Drive, ele é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos, oferecendo edição de documentos, planilhas de cálculos, apresentação de slides e entre outros. O mais interessante é que fica tudo nas nuvens e em qualquer lugar o usuário pode abrir e executar suas tarefas, mais para isso tem que ter uma conta no Gmail e estar conectado a internet.

Minha reflexão: Esta interface da WEB 2.0 é utilizada na formação dos bolsistas do Pibid. Drive significa disco ou HD, por isso muitos conhecem por HD Virtual,  ele é uma interface que possibilita o usuário criar, compartilhar, colaborar e manter arquivos acessíveis a outros usuários utilizando a internet.

terça-feira, 20 de junho de 2017

Literatura para Monografia (TCC)

Literatura é um conjunto de produções escritas de um determinado assunto. Antes de iniciar a sua pesquisa para a Monografia, é necessário fazer um levantamento da literatura do tema que você escolheu, no meu caso eu fiz um levantamento de tudo que tenho relacionado a Tecnologia e Educação. Tenho muito material desse tema porque eu fiz a minha primeira graduação em Licenciatura em Informática e agora estou concluindo a graduação em Pedagogia. Então já perceberam que o meu tema será Tecnologia Educacional. Abaixo tem uma imagem de  ALGUNS livros/apostilas que tenho sobre o tema escolhido, nem todos são sobre tecnologias a imagem é apenas uma inspiração para os seus estudos 👇👇👇

(Foto Arquivo Pessoal)



Segundo Severino (2002), assim que o estudante inicia na universidade é necessário montar a sua biblioteca pessoal, ela deve ser especializada e qualificada para a área especifica que o estudante pretende seguir. Se possível ser assinante de algum periódico para ficar atualizado das novas produções sobre o tema escolhido, participar de eventos (seminários, congressos, colóquios e etc.) o deixará também atualizado dos últimos acontecimentos. É muito importante manter uma rotina de estudos e cumprir rigorosamente. Fazer resumos, resenhas e fichamentos é essencial para fazer uma fundamentação teórica coesa e coerente do assunto que irá pesquisar.

Após fazer o levantamento da literatura, chegou a hora de fazer a leitura que é feita primeiramente corrida com a finalidade de uma visão panorâmica do texto, é interessante pesquisa sobre o autor (vida, obra e pensamento), depois deve-se fazer uma leitura analítica que é um método de estudo que tem os seguintes objetivos:

1) Favorecer a compreensão global do significado do texto;
2) Treinar para a compreensão e interpretação crítica dos textos;
3) Auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico;
4) Fornecer instrumentos para o trabalho intelectual desenvolvido no seminários, resumos, resenhas, relatórios e etc.

Portanto, o segredo é além de levantar literatura sobre o tema, é preciso fazer uma análise do texto, interpretar, problematizar e sintetizar tudo que está lendo para então finalizar em forma de produções escritas para a Monografia (TCC).

Referência: Metodologia do Trabalho Científico, Antonio Joaquim Severino, Editora Cortez, 2002.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Início de uma pesquisa-formação

Olá pessoal!!!
Estou iniciando a pesquisa para a minha monografia, pesquisar não é só fazer levantamento bibliográfico, fazer leitura, resenha, fichamento e/ou resumo  sobre o tema escolhido, também não é só fazer entrevistas e depois fazer análise dos dados. Ir a campo é fundamental para o pesquisador conhecer o objeto, os sujeitos e compreender os fenômenos que acontecem no espaço onde esses sujeitos estão inseridos. Portanto, "(...) o objetivo de uma pesquisa é fundamentalmente a análise e interpretação do material coletado". (Severino,2002, p.152). Por isso fui ser uma pesquisadora participante e observar cada dado eminente, para  a minha pesquisa-formação nas oficinas do Pibid/Pedagogia/UFS realizadas na Escola 30 de Agosto no município de Itabaiana.

(Foto Arquivo Pessoal)

Para a minha surpresa, uma aluna da escola estava com uma borboleta adestrada e colocou no meu ombro para um Selfie. Fiquei muito feliz por que amo as borboletas.

💜A borboleta é considerada o símbolo da transformação e da renovação💜

Inspirada pela borboleta a oficina foi desafiadora por se tratar de alunos hiperativos, mas no final foi muita satisfatória por que os alunos conseguiram interagir com criatividade, produziram histórias colando imagens na cartolina e narrando cada detalhe da sua criação/produção.

Minha reflexão: Sou uma discente curiosa, detalhista e exigente comigo mesma, que gosta de estudar, de pesquisar e de  analisar os objetos de estudos no meu cotidiano, e também empenhada em ampliar conhecimentos nas pesquisas e ir a campo foi mais uma experiência marcante para minha formação como pesquisadora científica. Em breve postarei o desenvolvimento da minha monografia aqui no meu blog.

Referência: SEVERINO, Antonio Joaquim, 1941, Metodologia do trabalho científico. 22 ed. rev. ampl. de acordo com ABNT - São paulo: Cortez, 2002.