quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Semana Acadêmica Cultural da UFS

A Semana Acadêmico-Cultural da UFS (SEMAC) tem como objetivo integrar, articular e socializar a produção do conhecimento, o ensino, a extensão, a inovação, a arte e a cultura para,   efetivamente, construir uma universidade solidária, ancorada na realidade social.
Fonte: http://semacademicocultural.ufs.br/pagina/20208

PRODUZIR E COMPARTILHAR: NOVAS FORMAS DE APRENDER COM AS CULTURAS DIGITAIS


Foto Arquivo Pessoal

Resumo:
Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da UFS, Itabaiana-SE. O Pibid/Pedagogia tem como um de seus eixos o de Formação de Professores, que visa aprofundar o estudo sobre diferentes formas de ensinar e aprender com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Os objetivos da pesquisa foram: analisar o compartilhamento das produções, com a Licença Aberta em Creative Commons e elaborar referencial teórico sobre o uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e sobre as culturas digitais na educação. A opção metodológica foi a abordagem qualitativa, devido ao fato desta abordagem ser a mais adequada às ciências humanas, em especial na educação, pois permite que possamos esmiuçar a forma como as pessoas constroem o mundo à sua volta. Nos resultados obtidos percebemos que houve um envolvimento de todas as bolsistas na construção de REAs: como webquest, blogs, gêneros textuais, maquetes e jogos educativos. Desta forma, concluímos que a utilização dos REAs e das interfaces colaborativas da Web 2.0 potencializam a articulação de novas formas de produção modificando conteúdos, que podem ser copiados, colados, remixados e compartilhados oportunizando para a educação infinitas possibilidades de ensinar e aprender.

Palavras-Chave:
Formação de Professores; Culturas Digitais; TIC.

Apoio Financeiro:
O presente trabalho foi realizado com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Á Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE).
Fonte do livro de resumos:

domingo, 30 de outubro de 2016

Congresso de Tecnologia na Educação em Recife-PE

A Era do Conhecimento

Durante décadas, países ricos eram aqueles que detinham recursos naturais, a exemplo da cana-de-açúcar, do petróleo, minérios valiosos, alimentos em geral e outros produtos que nutriam a indústria de transformação. Em seguida, a lógica da economia mundial tomou um outro rumo e o maior capital das nações, empresas e instituições passou a ser o conhecimento, a tecnologia e o know-how que engloba toda a inteligência envolvida nos processos produtivos. Por muitos anos as universidades contratavam bons professores apenas para transmitir conteúdos formais. Hoje, sequer consegue o status de universidade uma instituição que não priorize a pesquisa, a extensão e a produção do conhecimento. Diante dessa nova realidade, o Sistema Fecomércio / Sesc / Senac Pernambuco criou o Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, que já se encontra na sua XIV edição.


(Foto Arquivo Pessoal)


A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PIBID
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar as minhas experiências vividas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o qual foi muito relevante para minha formação como pedagoga, articulando entre a teoria e prática, entre o saber e o fazer. O projeto do Pibid foi desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Alberto Carvalho município de Itabaiana-SE. O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, este programa tem a iniciativa de valorizar e aperfeiçoar a formação de professores na educação básica, concedendo bolsas aos alunos de licenciaturas das universidades, que tem projeto e parceria com as escolas públicas, os bolsistas são coordenados por um professor da universidade e supervisionados por um professor da escola. Um dos objetivos do programa é inserir os alunos no dia a dia das escolas públicas, dando oportunidades para a criação, participação nas experiências, metodológicas, tecnológicas e práticas docentes, promovendo a integração entre Educação Superior com a Educação Básica. Após atuar no Pibid por um ano percebi que este programa causou uma intervenção nas licenciaturas, integrando as universidades às escolas.
Palavras-chave: Educação, Formação, Tecnologias. 

Anais da comunicação oralhttp://demo.cubo9.com.br/senac/