segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Aprovação do Mestrado parte 03 (Pré-Projeto)


Olá pessoal!!!

A minha correria no Mestrado continua, mas está chegando final do ano e logo em seguida férias, só que não rsrsrs terei que fazer nas férias, artigos, capítulo de livro, resenha, projeto de pesquisa, estágio docência e ainda colocar as leituras em dia. Uffa!!!

Nas postagens anteriores falei como foi minha seleção e sobre o edital, hoje quero falar sobre o projeto de pesquisa que foi uma das etapas da seleção de Mestrado do ano de 2017.
Como já havia falado tem que seguir o que o edital pede caso contrário será eliminado. Não pode ter sua identificação, pode apenas identificar o provável orientador, muitos foram eliminados porque colocaram seus nomes na capa contrariando o que foi pedido, o projeto é avaliado pela banca às cegas, isso quer dizer que o avaliador não pode saber de quem é o pré-projeto.

(Foto Arquivo Pessoal)


Segue o que foi pedido no edital 2017:
Os candidatos ao curso de Mestrado deverão apresentar a Projeto de pesquisa, no máximo de 10 (dez) páginas (contadas desde a primeira), enquadrado nas linhas de pesquisa do Programa, contendo, no mínimo: título, linha de pesquisa, introdução com os antecedentes do problema, revisão bibliográfica, objetivos geral e específicos, procedimentos metodológicos, cronograma, bibliografia e a indicação de um provável orientador(a) da mesma linha de pesquisa escolhida pelo candidato.

Na internet tem vários modelos de pré-projeto segue abaixo um desses modelos:

PROJETO DE PESQUISA A SER DESENVOLVIDO NO MESTRADO
Orientador (a):
Linha de Pesquisa (1 ou 2):

TÍTULO DA PESQUISA
Sinopse do estudo desenvolvido. Apresentação da ideia central da pesquisa. Precisa ser específico e objetivo.

INTRODUÇÃO
Apresentação do tema de pesquisa e justificativa para a escolha do mesmo.
Apresentação do problema que levou ao estudo proposto (definição do problema de pesquisa – em forma de pergunta).
Inserção do problema de pesquisa eleito no âmbito da literatura acadêmica (feito a partir da Revisão Bibliográfica).
Breve discussão das lacunas encontradas na literatura pesquisada com relação ao problema de pesquisa eleito.
Explicitação da relevância do objeto de estudo (importância da pesquisa a ser desenvolvida) e sua articulação com a Educação.
Questões norteadoras do estudo.
Apresentação do quadro teórico/conceitual escolhido e justificativa para esta escolha.

OBJETIVOS
Objetivo geral: delimita o interesse central da pesquisa e circunscreve o foco da problemática anteriormente exposta na Introdução. Formulado em uma frase ou parágrafo.
Verbos para formulação de Objetivos Gerais: Compreender; Conhecer; Investigar (polêmico, mas usado), por exemplo.

Objetivos específicos: definem metas específicas da pesquisa que sucessivamente complementam e viabilizam o alcance do objetivo geral.
Verbos para formulação de Objetivos Específicos: Analisar, Caracterizar; Definir; Descrever, por exemplo.

METODOLOGIA
Indicação e justificativa do paradigma que orienta o estudo.
Apresentação do contexto da pesquisa (Quem? Onde?).
Processo de seleção dos participantes e justificativa para essa escolha.
Instrumentos para a coleta dos dados.
Procedimentos de produção de dados (descrever como serão organizados e interpretados os dados coletados).

BIBLIOGRAFIA
Referencia-se o material teórico utilizado para o projeto de pesquisa, de acordo com as Normas da ABNT.

CRONOGRAMA
Destina-se a traduzir as ações a serem realizadas, distribuindo-as no espaço de tempo disponível para a realização do projeto durante o Mestrado.

Espero ter ajudado e até a próxima!!!

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sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Aprovação do Mestrado parte 02 (Edital)


Olá pessoal!!!

Bem, para dar continuidade de como foi o meu processo seletivo/2017 no Mestrado Acadêmico.

A dica desse post é, imprima o edital e marque o que você achar mais importante, aquilo que não pode esquecer de jeito nenhum, como por exemplo, a elaboração do projeto, datas importantes e etc. Faça do edital sua “Bíblia”, leve sempre com você para ficar ciente que está fazendo conforme pedem no edital. Aconteceu um fato interessante, no edital estava escrito que não poderia ter nenhuma identificação do inscrito, sabe o que aconteceu? Dos 147 inscritos, na época, foram deferidos 75 e 74 foram indeferidos porque colocaram os seus nomes no projeto de pesquisa, isso mesmo que vocês leram, 74 ficaram de fora porque se identificaram e no edital deixava bem claro, mas as pessoas não perceberam ou não leram o edital minuciosamente.


(Foto Arquivo Pessoal)

Portanto, leia e releia sempre que for necessário o edital para não ficar de fora, lembre-se a seleção tem que ser encarada como um vestibular, todo cuidado é pouco para não perder a oportunidade, a maioria das seleções do mestrado acontecem uma vez por ano, então nada de perder o ano por falta de atenção. Ok!?

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quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Aprovação do Mestrado parte 01 (Início)


Olá pessoal devido a correria do Mestrado voltei aqui para postar como foi minha aprovação, estarei postando aos poucos como foi o processo até ser aprovada na Seleção do Mestrado 2017 do PPGED/UFS 

(Foto Arquivo Pessoal)


Segundo alguns candidatos que tentaram outras vezes, essa seleção foi a mais difícil do que as anteriores. Foram 4 meses de lutas e vitórias para chegar a este resultado, tão almejado por mim e por todos aqueles que acreditaram na minha capacidade. Segue minha análise: saiu o edital em agosto e finalizou a última etapa em dezembro, foram 149 candidatos inscritos para 37 vagas do Mestrado, dos 149 apenas 74 homologados, dos 74 apenas 37 aprovados na prova escrita, tive que ler 3 livros em 1 mês, totalizando 485 páginas para redigir em 2 laudas a minha compreensão sobre os livros indicados, dos 37 aprovados apenas 35 cumpriu a prova de idiomas EPLE, dos 35 apenas 25 foram aprovados no pré-projeto, dos 25 aprovados 4 ficaram excedentes, ainda tive que defender o pré-projeto diante de 3 professores do PPGED, também tive que levar todos os comprovantes de tudo que estava no meu currículo Lattes, capítulos de livros, artigos em revistas/periódicos, apresentação e organização de eventos, minicursos e etc. A minha nota do Lattes foi a maior entre todos os candidatos do Mestrado, portanto, fiquei em 3º lugar no geral, no 2º lugar na linha Educação e Comunicação e 1º lugar para a provável orientadora. A partir de julho/2017 não foi nada fácil para mim, teve monografia (TCC), teve apresentação de trabalho na Unit e na UFS, mudança de uma residência grande para uma pequena, teve a minha formatura que corri atrás para ser dispensada do Enade, por isso fui a única que colou grau na formatura oficial, que aconteceu no auditório da UFS e finalizando teve a seleção do Mestrado que foi uma verdadeira peneira.

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quinta-feira, 31 de maio de 2018

TDIC e Participação Social

Olá pessoal!!!

Estou um pouco sumida do blog devido a correria do curso de Mestrado, são inúmeras atividades em pouco espaço de tempo, exigindo disciplina e dedicação.

Mesmo assim estou aqui para falar um pouco da minha primeira disciplina denominada de Tópicos Temáticos I, essa disciplina é do Programa de Pós-graduação de Letras, mas foi aberta para outros programas interessados pelo tema. Ela foi ministrada pela Prof. Dra. Denise Braga (UNICAMP) sob a coordenação do Prof. Dr. Vanderlei Zacchi (PPGL/UFS).

Foram quatro encontros presenciais com os seguintes temas:

1 - Tema: TDICs e participação social
Textos do livro: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Participação Social.

2 -  Tema: Educação e aprendizagem no século XXI e como isso afeta o ensino de línguas
Texto norteador: Educação e Aprendizagem no Século XXI
 
3 - Tema: O que muda nas práticas de ensino e de aprendizagem
Texto norteador: O professor em Ambiente Virtual
 
4 - Tema: Atitudes que precisam ser formadas no aluno
Texto norteador: O Aluno em Ambientes Virtuais

O processo avaliativo foi a criação colaborativa de uma página na rede social Facebook com o link: https://www.facebook.com/TDIC-Educa%C3%A7%C3%A3o-e-Participa%C3%A7%C3%A3o-Social-124749311696212/

(Foto Arquivo Pessoal)

A disciplina me fez refletir sobre a participação social nas redes sociais, instigou a várias provocações relacionadas aos movimentos sociais que utilizam as interfaces digitais para exercer a democracia e requerer os direitos como cidadãos na cibercultura.