Olá pessoal!!!
Hoje quero falar sobre a apresentação da minha Monografia (TCC), foi sobre as narrativas do diários online dos bolsistas do Pibid, a avaliadora foi a Prof. Dra. Marilene Nascimento e a minha orientadora foi a Prof. Dra. Simone Lucena. Tirei a nota máxima: 10.
![]() |
(Foto Arquivo Pessoal) |
O
tema abordado nesta pesquisa está diretamente relacionada a trajetória da
autora como bolsista, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (Pibid), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (Capes) e também como bolsista do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), ambos na Universidade
Federal de Sergipe (UFS), no curso de Pedagogia do Campus Alberto Carvalho, no
município de Itabaiana-SE. Diante da emergência da Internet
com uso das interfaces digitais da Web
2.0, tem sido um desafio para docentes e discentes, da formação inicial e
continuada de professores, produzir narrativas
das suas práticas docentes, nos diários online.
Desse modo, a pesquisa teve os seguintes objetivos: Compreender as narrativas
sobre as práticas docentes no Pibid/Pedagogia/UFS relatadas nos diários online da Web 2.0; Identificar as possibilidades das interfaces
digitais da Web 2.0; Investigar as
potencialidades dos diários online
como espaço formativo das práticas docentes no Pibid; e Analisar os diários online criados no Pibid como espaço de
narrativas reflexivas dos bolsistas. O percurso
metodológico desta pesquisa teve como natureza abordagem qualitativa. Segundo
os objetivos propostos foi uma pesquisa exploratória. Os dados coletados seguiram
a Análise de Conteúdo (AC) para melhor compreender e interpretar as narrativas
nos diários online dos bolsistas ID.
Após o levantamento dos dados da pesquisa percebemos que os resultados obtidos
com a Análise de Conteúdo comprovaram que os bolsistas ID foram preparados no
Pibid para utilizar as interfaces digitais da Web 2.0 e que o processo formativo deles foram narrados nos seus
diários que estão na Internet. Todos que participaram do Pibid
aprenderam que existem várias possibilidades de utilizar as interfaces digitais
da Web 2.0 nas práticas docentes.
Palavras-chave: Cibercultura. Diário Online. Formação Docente.
Pibid. Web 2.0.