sábado, 3 de março de 2018

#Retrô 2017 parte 06

Olá pessoal!!!

Hoje quero falar sobre a apresentação da minha Monografia (TCC), foi sobre as narrativas do diários online dos bolsistas do Pibid, a avaliadora foi a Prof. Dra. Marilene Nascimento e a minha orientadora foi a Prof. Dra. Simone Lucena. Tirei a nota máxima: 10.

(Foto Arquivo Pessoal)

O tema abordado nesta pesquisa está diretamente relacionada a trajetória da autora como bolsista, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e também como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), ambos na Universidade Federal de Sergipe (UFS), no curso de Pedagogia do Campus Alberto Carvalho, no município de Itabaiana-SE. Diante da emergência da Internet com uso das interfaces digitais da Web 2.0, tem sido um desafio para docentes e discentes, da formação inicial e continuada de professores, produzir narrativas das suas práticas docentes, nos diários online. Desse modo, a pesquisa teve os seguintes objetivos: Compreender as narrativas sobre as práticas docentes no Pibid/Pedagogia/UFS relatadas nos diários online da Web 2.0; Identificar as possibilidades das interfaces digitais da Web 2.0; Investigar as potencialidades dos diários online como espaço formativo das práticas docentes no Pibid; e Analisar os diários online criados no Pibid como espaço de narrativas reflexivas dos bolsistas. O percurso metodológico desta pesquisa teve como natureza abordagem qualitativa. Segundo os objetivos propostos foi uma pesquisa exploratória. Os dados coletados seguiram a Análise de Conteúdo (AC) para melhor compreender e interpretar as narrativas nos diários online dos bolsistas ID. Após o levantamento dos dados da pesquisa percebemos que os resultados obtidos com a Análise de Conteúdo comprovaram que os bolsistas ID foram preparados no Pibid para utilizar as interfaces digitais da Web 2.0 e que o processo formativo deles foram narrados nos seus diários que estão na Internet. Todos que participaram do Pibid aprenderam que existem várias possibilidades de utilizar as interfaces digitais da Web 2.0 nas práticas docentes.


Palavras-chave: Cibercultura. Diário Online. Formação Docente. Pibid. Web 2.0.


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

#Retrô 2017 parte 05

Olá pessoal!!!

O Eixo Formação de Professores do Pibid/Pedagogia/UFS, iniciou em 2014 com a participação de vinte bolsistas e três professoras/supervisoras que foram subdivididas em grupos pequenos, entre seis a sete bolsistas para cada professoras/supervisoras. No Final de 2016 treze bolsistas foram desligados do Pibid em função de terem concluído o curso de Pedagogia. Em janeiro de 2017 novos bolsistas ID foram selecionados em substituição aos que foram desligados. Quanto as escolas, o eixo atua em uma escola da rede municipal, com duas professoras/supervisoras, e uma escola da rede estadual com uma professora/supervisora.

A coordenadora de área do Pibid/Pedagogia/UFS teve que se afastar para o Pós Doutorado na UERJ, então fizemos uma festa de despedida para a nossa coordenadora querida Simone Lucena que durante os anos de 2014 a 2017 esteve a frente do Pibid com o eixo Formação de Professores do Departamento de Educação da UFS do município de Itabaiana-SE.

Maiores detalhes sobre o Pibid/Pedagogia/UFS é só acessar o link: http://pibidformacaodeprofessores.blogspot.com.br/ 


(Foto Arquivo Pessoal)

Reflexão: A minha vivência no Pibid, como bolsista ID, foi essencial para minha formação acadêmica, pois consegui articular a teoria e a prática, o saber e o fazer, proposto pelo projeto do Pibid/Pedagogia do Departamento de Educação de Itabaiana (DEDI), intitulado “Leitura, diversidade e ludicidade na formação docente: desafios para a educação”. Este subprojeto divide-se em quatro eixos temáticos: Formação de Professores, Leitura e Letramento, Diversidade e Inclusão, Lúdico Educativo. Fui bolsista do eixo Formação de Professores, que desenvolveu um profundo estudo sobre diversas formas de ensinar e aprender com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Comentem!!! Compartilhem!!! A sua interação é muito importante para nós!!!


quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

#Retrô 2017 parte 04

Olá pessoal!!

Hoje quero falar sobre a Bienal do Livro de Itabaiana-Sergipe.

Ela teve início em 2011 realizada na Associação Atlética de Itabaiana, na primeira edição contou com uma ótima aceitação do público, motivando o evento a ter outra edição.
Em 2013, com o sucesso da primeira edição, o evento necessitou de um espaço maior, mudando-se para a Câmara de Dirigentes Logistas de Itabaiana (CDL).
Em 2015, recorde de público,a terceira edição do evento contou com mais de 20 mil pessoas marcando presença e 60 escolas de diversas regiões de Sergipe.
Em 2017, a quarta edição aconteceu no Shopping Peixoto com amis de 300 lançamentos de livros e 50 mil visitantes. Para maiores detalhes acessem o link: http://bienaldolivroitabaiana.com.br/

(Foto Arquivo Pessoal)


Bienal do Livro de Itabaiana – Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, projeto de Lei 0084/2015 de autoria da Deputada Estadual Maria Mendonça.



Comentem!!! Compartilhem!!! A sua interação é muito importante para mim!!!

sábado, 10 de fevereiro de 2018

#Retrô 2017 parte 03

Olá pessoal dando continuidade ao Retrô 2017, quero compartilhar com vocês como o Carnaval da Escola Estadual Lenita Porto no município de Itabaiana em Sergipe.

(Foto Arquivo Pessoal)

A música que define este dia maravilhoso: 🎶Eu fico com a pureza das respostas das crianças: É a vida! É bonita e é bonita! Viver e não ter a vergonha de ser feliz! Cantar! A beleza de ser um eterno aprendiz! Eu sei! Que a vida devia ser bem melhor e será! Mas isso não impede que eu repita: É bonita, é bonita e é bonita! 🎶 (Gonzaguinha)

Foi uma tarde divertida e inesquecível no embalo da FitDance Infantil 💜💜💜

Comentem!!! Compartilhem!!! A sua Interação é muito importante!!!