terça-feira, 20 de junho de 2017

Literatura para Monografia (TCC)

Literatura é um conjunto de produções escritas de um determinado assunto. Antes de iniciar a sua pesquisa para a Monografia, é necessário fazer um levantamento da literatura do tema que você escolheu, no meu caso eu fiz um levantamento de tudo que tenho relacionado a Tecnologia e Educação. Tenho muito material desse tema porque eu fiz a minha primeira graduação em Licenciatura em Informática e agora estou concluindo a graduação em Pedagogia. Então já perceberam que o meu tema será Tecnologia Educacional. Abaixo tem uma imagem de  ALGUNS livros/apostilas que tenho sobre o tema escolhido, nem todos são sobre tecnologias a imagem é apenas uma inspiração para os seus estudos 👇👇👇

(Foto Arquivo Pessoal)



Segundo Severino (2002), assim que o estudante inicia na universidade é necessário montar a sua biblioteca pessoal, ela deve ser especializada e qualificada para a área especifica que o estudante pretende seguir. Se possível ser assinante de algum periódico para ficar atualizado das novas produções sobre o tema escolhido, participar de eventos (seminários, congressos, colóquios e etc.) o deixará também atualizado dos últimos acontecimentos. É muito importante manter uma rotina de estudos e cumprir rigorosamente. Fazer resumos, resenhas e fichamentos é essencial para fazer uma fundamentação teórica coesa e coerente do assunto que irá pesquisar.

Após fazer o levantamento da literatura, chegou a hora de fazer a leitura que é feita primeiramente corrida com a finalidade de uma visão panorâmica do texto, é interessante pesquisa sobre o autor (vida, obra e pensamento), depois deve-se fazer uma leitura analítica que é um método de estudo que tem os seguintes objetivos:

1) Favorecer a compreensão global do significado do texto;
2) Treinar para a compreensão e interpretação crítica dos textos;
3) Auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico;
4) Fornecer instrumentos para o trabalho intelectual desenvolvido no seminários, resumos, resenhas, relatórios e etc.

Portanto, o segredo é além de levantar literatura sobre o tema, é preciso fazer uma análise do texto, interpretar, problematizar e sintetizar tudo que está lendo para então finalizar em forma de produções escritas para a Monografia (TCC).

Referência: Metodologia do Trabalho Científico, Antonio Joaquim Severino, Editora Cortez, 2002.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Início de uma pesquisa-formação

Olá pessoal!!!
Estou iniciando a pesquisa para a minha monografia, pesquisar não é só fazer levantamento bibliográfico, fazer leitura, resenha, fichamento e/ou resumo  sobre o tema escolhido, também não é só fazer entrevistas e depois fazer análise dos dados. Ir a campo é fundamental para o pesquisador conhecer o objeto, os sujeitos e compreender os fenômenos que acontecem no espaço onde esses sujeitos estão inseridos. Portanto, "(...) o objetivo de uma pesquisa é fundamentalmente a análise e interpretação do material coletado". (Severino,2002, p.152). Por isso fui ser uma pesquisadora participante e observar cada dado eminente, para  a minha pesquisa-formação nas oficinas do Pibid/Pedagogia/UFS realizadas na Escola 30 de Agosto no município de Itabaiana.

(Foto Arquivo Pessoal)

Para a minha surpresa, uma aluna da escola estava com uma borboleta adestrada e colocou no meu ombro para um Selfie. Fiquei muito feliz por que amo as borboletas.

💜A borboleta é considerada o símbolo da transformação e da renovação💜

Inspirada pela borboleta a oficina foi desafiadora por se tratar de alunos hiperativos, mas no final foi muita satisfatória por que os alunos conseguiram interagir com criatividade, produziram histórias colando imagens na cartolina e narrando cada detalhe da sua criação/produção.

Minha reflexão: Sou uma discente curiosa, detalhista e exigente comigo mesma, que gosta de estudar, de pesquisar e de  analisar os objetos de estudos no meu cotidiano, e também empenhada em ampliar conhecimentos nas pesquisas e ir a campo foi mais uma experiência marcante para minha formação como pesquisadora científica. Em breve postarei o desenvolvimento da minha monografia aqui no meu blog.

Referência: SEVERINO, Antonio Joaquim, 1941, Metodologia do trabalho científico. 22 ed. rev. ampl. de acordo com ABNT - São paulo: Cortez, 2002.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Afinal o que é Blog???

Para entender o que é Blog, vamos primeiro entender o que diário 👀
O diário é como se fosse um agenda, onde fazemos anotações de narrativas diárias de experiências pessoais e/ou profissionais. Existe vários tipos de diários e um deles é Blog, ele também é conhecido também por diário virtual ou diário da internet. Afinal o que é BlogVeremos o que diz a Wikipédia:
Um Blog (contração do termo inglês Web Log, "diário da rede") é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do Blog.
Muitos Blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um Blog típico combina texto, imagens e links para outros Blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos Blogs. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blog)
(Foto Arquivo Pessoal)

Tive a oportunidade de participar de uma oficina sobre Blogs junto com os Bolsistas do Pibid/Pedagogia/UFS e foi muito gratificante ver o desenvolvimento de todos, acredito que as suas narrativas nos seus Blogs sobre as oficinas nas escolas, serão muito importante para sua formação como pedagogas comprometidas com a Educação.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Oficina Multiplicadores de Brincadeiras

Ao brincar a criança desenvolve a capacidade de simbolização. O brincar
 é um estímulo natural que quando usado na aprendizagem instiga à espontaneidade.  

(Lev Vigotsky)

Pibid/Pedagogia/UFS
Numa tarde com muito ensino e aprendizagem com a Profa. Joniely Cheyenne

(Foto Arquivo Pessoal)


Objetivos da Oficina Multiplicadores de Brincadeiras:


üDiscutir a relevância dos jogos e das brincadeiras como estratégias que promovem aprendizagem significativa nos estudantes.

ü Vivenciar atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento da linguagem e da expressão corporal.

ü Estimular a utilização da ludicidade como proposta metodológica na prática educativa com vistas a desenvolver habilidades nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais.

Minha Reflexão: Brincar é uma atividade espontânea e muito prazerosa, acessível a todo ser humano de qualquer faixa etária e classe social. As ações das brincadeiras são de mediar à construção dos saberes, da identidade e da autonomia. A ludicidade é  importante para à saúde mental do ser humano, resgatando a expressão mais genuína do ser, da relação afetiva com o mundo e com as pessoas ao seu redor. Portanto brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança, é uma arte, um dom natural que, quando bem cultivado, irá construir, no futuro, para eficiência e o equilíbrio do adulto.