quarta-feira, 3 de maio de 2017

Afinal o que é Blog???

Para entender o que é Blog, vamos primeiro entender o que diário 👀
O diário é como se fosse um agenda, onde fazemos anotações de narrativas diárias de experiências pessoais e/ou profissionais. Existe vários tipos de diários e um deles é Blog, ele também é conhecido também por diário virtual ou diário da internet. Afinal o que é BlogVeremos o que diz a Wikipédia:
Um Blog (contração do termo inglês Web Log, "diário da rede") é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do Blog.
Muitos Blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um Blog típico combina texto, imagens e links para outros Blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos Blogs. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blog)
(Foto Arquivo Pessoal)

Tive a oportunidade de participar de uma oficina sobre Blogs junto com os Bolsistas do Pibid/Pedagogia/UFS e foi muito gratificante ver o desenvolvimento de todos, acredito que as suas narrativas nos seus Blogs sobre as oficinas nas escolas, serão muito importante para sua formação como pedagogas comprometidas com a Educação.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Oficina Multiplicadores de Brincadeiras

Ao brincar a criança desenvolve a capacidade de simbolização. O brincar
 é um estímulo natural que quando usado na aprendizagem instiga à espontaneidade.  

(Lev Vigotsky)

Pibid/Pedagogia/UFS
Numa tarde com muito ensino e aprendizagem com a Profa. Joniely Cheyenne

(Foto Arquivo Pessoal)


Objetivos da Oficina Multiplicadores de Brincadeiras:


üDiscutir a relevância dos jogos e das brincadeiras como estratégias que promovem aprendizagem significativa nos estudantes.

ü Vivenciar atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento da linguagem e da expressão corporal.

ü Estimular a utilização da ludicidade como proposta metodológica na prática educativa com vistas a desenvolver habilidades nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais.

Minha Reflexão: Brincar é uma atividade espontânea e muito prazerosa, acessível a todo ser humano de qualquer faixa etária e classe social. As ações das brincadeiras são de mediar à construção dos saberes, da identidade e da autonomia. A ludicidade é  importante para à saúde mental do ser humano, resgatando a expressão mais genuína do ser, da relação afetiva com o mundo e com as pessoas ao seu redor. Portanto brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança, é uma arte, um dom natural que, quando bem cultivado, irá construir, no futuro, para eficiência e o equilíbrio do adulto.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Pibid em ação na ocupação

As bolsistas, supervisoras e professoras do Pibid - Eixo Formação de Professores - Pedagogia - UFS, estiveram presente na ocupação dos estudantes secundaristas do Colégio Estadual Nestor Carvalho, situado no município de Itabaiana - Sergipe.

Foi realizado uma roda de debates sobre a Medida Provisória 746 e a Proposta de Emenda Constitucional 55 (antiga 241), junto com alguns professores do colégio e alguns pais de alunos reivindicam uma política séria no Ensino Médio.

(Foto Arquivo Pessoal)


Tanto a MP  746 e a PEC 55 há perdas de direitos e cortes de recursos para a Educação que foram conquistados com muitos esforços, por isso não podemos permitir que elas sejam aprovadas. 

No início das ocupações, entidades representantes dos movimentos estaduais publicaram carta aberta publicada explicitando os motivos das ocupações. 
“Não aguentamos mais viver com tanta insegurança no ambiente escolar, o medo ultrapassa os portões da escola e ocupa cadeiras que são deixadas vazias pelos estudantes, que acabam desistindo da escola por inúmeros fatores, escola essa pouco atrativa, murada e gradeada, que visivelmente não esta apta aos estudantes. Um modelo ditatorial de ensino que nos faz pensar ''pra quem a escola é feita?'', e questionar seu papel na formação dos nossos jovens, mas como nós estudantes como podendo mudar essa realidade? A resposta é evidente!”, diz o texto. 

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Semana Acadêmica Cultural da UFS

A Semana Acadêmico-Cultural da UFS (SEMAC) tem como objetivo integrar, articular e socializar a produção do conhecimento, o ensino, a extensão, a inovação, a arte e a cultura para,   efetivamente, construir uma universidade solidária, ancorada na realidade social.
Fonte: http://semacademicocultural.ufs.br/pagina/20208

PRODUZIR E COMPARTILHAR: NOVAS FORMAS DE APRENDER COM AS CULTURAS DIGITAIS


Foto Arquivo Pessoal

Resumo:
Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da UFS, Itabaiana-SE. O Pibid/Pedagogia tem como um de seus eixos o de Formação de Professores, que visa aprofundar o estudo sobre diferentes formas de ensinar e aprender com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Os objetivos da pesquisa foram: analisar o compartilhamento das produções, com a Licença Aberta em Creative Commons e elaborar referencial teórico sobre o uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e sobre as culturas digitais na educação. A opção metodológica foi a abordagem qualitativa, devido ao fato desta abordagem ser a mais adequada às ciências humanas, em especial na educação, pois permite que possamos esmiuçar a forma como as pessoas constroem o mundo à sua volta. Nos resultados obtidos percebemos que houve um envolvimento de todas as bolsistas na construção de REAs: como webquest, blogs, gêneros textuais, maquetes e jogos educativos. Desta forma, concluímos que a utilização dos REAs e das interfaces colaborativas da Web 2.0 potencializam a articulação de novas formas de produção modificando conteúdos, que podem ser copiados, colados, remixados e compartilhados oportunizando para a educação infinitas possibilidades de ensinar e aprender.

Palavras-Chave:
Formação de Professores; Culturas Digitais; TIC.

Apoio Financeiro:
O presente trabalho foi realizado com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Á Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE).
Fonte do livro de resumos: