quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Semana Acadêmica Cultural da UFS

A Semana Acadêmico-Cultural da UFS (SEMAC) tem como objetivo integrar, articular e socializar a produção do conhecimento, o ensino, a extensão, a inovação, a arte e a cultura para,   efetivamente, construir uma universidade solidária, ancorada na realidade social.
Fonte: http://semacademicocultural.ufs.br/pagina/20208

PRODUZIR E COMPARTILHAR: NOVAS FORMAS DE APRENDER COM AS CULTURAS DIGITAIS


Foto Arquivo Pessoal

Resumo:
Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da UFS, Itabaiana-SE. O Pibid/Pedagogia tem como um de seus eixos o de Formação de Professores, que visa aprofundar o estudo sobre diferentes formas de ensinar e aprender com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Os objetivos da pesquisa foram: analisar o compartilhamento das produções, com a Licença Aberta em Creative Commons e elaborar referencial teórico sobre o uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e sobre as culturas digitais na educação. A opção metodológica foi a abordagem qualitativa, devido ao fato desta abordagem ser a mais adequada às ciências humanas, em especial na educação, pois permite que possamos esmiuçar a forma como as pessoas constroem o mundo à sua volta. Nos resultados obtidos percebemos que houve um envolvimento de todas as bolsistas na construção de REAs: como webquest, blogs, gêneros textuais, maquetes e jogos educativos. Desta forma, concluímos que a utilização dos REAs e das interfaces colaborativas da Web 2.0 potencializam a articulação de novas formas de produção modificando conteúdos, que podem ser copiados, colados, remixados e compartilhados oportunizando para a educação infinitas possibilidades de ensinar e aprender.

Palavras-Chave:
Formação de Professores; Culturas Digitais; TIC.

Apoio Financeiro:
O presente trabalho foi realizado com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Á Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE).
Fonte do livro de resumos:

domingo, 30 de outubro de 2016

Congresso de Tecnologia na Educação em Recife-PE

A Era do Conhecimento

Durante décadas, países ricos eram aqueles que detinham recursos naturais, a exemplo da cana-de-açúcar, do petróleo, minérios valiosos, alimentos em geral e outros produtos que nutriam a indústria de transformação. Em seguida, a lógica da economia mundial tomou um outro rumo e o maior capital das nações, empresas e instituições passou a ser o conhecimento, a tecnologia e o know-how que engloba toda a inteligência envolvida nos processos produtivos. Por muitos anos as universidades contratavam bons professores apenas para transmitir conteúdos formais. Hoje, sequer consegue o status de universidade uma instituição que não priorize a pesquisa, a extensão e a produção do conhecimento. Diante dessa nova realidade, o Sistema Fecomércio / Sesc / Senac Pernambuco criou o Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, que já se encontra na sua XIV edição.


(Foto Arquivo Pessoal)


A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PIBID
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar as minhas experiências vividas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o qual foi muito relevante para minha formação como pedagoga, articulando entre a teoria e prática, entre o saber e o fazer. O projeto do Pibid foi desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Alberto Carvalho município de Itabaiana-SE. O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, este programa tem a iniciativa de valorizar e aperfeiçoar a formação de professores na educação básica, concedendo bolsas aos alunos de licenciaturas das universidades, que tem projeto e parceria com as escolas públicas, os bolsistas são coordenados por um professor da universidade e supervisionados por um professor da escola. Um dos objetivos do programa é inserir os alunos no dia a dia das escolas públicas, dando oportunidades para a criação, participação nas experiências, metodológicas, tecnológicas e práticas docentes, promovendo a integração entre Educação Superior com a Educação Básica. Após atuar no Pibid por um ano percebi que este programa causou uma intervenção nas licenciaturas, integrando as universidades às escolas.
Palavras-chave: Educação, Formação, Tecnologias. 

Anais da comunicação oralhttp://demo.cubo9.com.br/senac/

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Congresso de Educação UFS



O CONGRESSO DE EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E GESTÃO ESCOLAR
(29/03 a 01/04/2016)

Foi uma iniciativa do Departamento de Educação (DEDI) do Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, em parceria como os grupos de pesquisas cadastrados no CNPq (GEADAS, GEPPIP, GEPIADDE, NEPIMP, ECult, Edu.e Mov. Sociais), que desenvolvem projetos de pesquisas e ações de extensão, e com a Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana-SE.
O principal objetivo deste evento foi fomentar a reflexão acerca do currículo e da gestão escolar com os licenciandos/licenciandas do curso de Pedagogia e profissionais da Educação Básica do município de Itabaiana, região do agreste e semiárido sergipano.

(Foto Arquivo Pessoal)
A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS OFICINAS DO PIBID

O presente resumo relata as práticas pedagógicas desenvolvidas nas oficinas do Pibid, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal 30 de Agosto em Itabaiana - Sergipe. Essas oficinas foram realizadas pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Departamento de Educação (DEDI) - Eixo Formação de Professores na Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Campus Prof. Alberto Carvalho. O gênero textual é a forma como a língua se organiza para se manifestar nas mais diversas situações de comunicação. São exemplos de gêneros textuais: o convite, o bilhete, a carta, o conto, a piada, a fábula, a receita culinária, a notícia, a lenda, o diário, entre outros. Os gêneros textuais escolhidos foram: Lenda e Diário. As lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo. Já o diário é o registro de ideias, opiniões acerca da realidade que nos cerca, ou de fatos ocorridos no nosso cotidiano. Ensinar as crianças a ler, escrever e expressar-se de forma competente ainda é um grande desafio enfrentado pela maioria dos professores, por esse motivo foi elaborada uma Webquest com atividades voltadas para a escrita, leitura e produção de textos. O objetivo das oficinas foi conhecer e identificar gêneros textuais, bem como, interpretá-los através da produção de textos, relatos de experiências e dramatização. Dentre as atividades realizadas foi confeccionado, junto com os alunos, o caderno de produções (diário) denominado “Companheiro” onde eles registraram os relatos de experiências vivenciadas durante as oficinas. A partir da análise dos “Companheiros” foi possível detectar algumas dificuldades apresentadas pelos alunos com relação à leitura e a escrita. O diário de aula (O Companheiro) permitiu que todos os alunos produzissem seus próprios textos, no entanto o que não era esperado é que eles apresentassem diversas dificuldades em relação à escrita. Todos os alunos se encontravam na fase alfabética, contudo ainda não dominavam o sistema de escrita. Os problemas encontrados na escrita da turma foram: falta de pontuação, erros de ortografia, repetição de palavras, falta de parágrafo, letras maiúsculas no meio de palavras e frases “soltas”, ou seja, sem sentido. Além do registro nos cadernos também foi criado um blog dos alunos onde foram postadas as interações com os alunos nas oficinas. Outra atividade desenvolvida foi à exibição de vídeos com lendas folclóricas e produção de texto, as quais foram recontadas pelos alunos também através de vídeo, finalizando com a dramatização da lenda Santo Antônio Fujão onde os alunos participaram com muita animação. As técnicas de recontagem das lendas, bem como a dramatização em si, permitiu que os alunos explicitassem a forma como eles enxergavam o mundo, o meio, dentro e além dos limites da escola, cada um e ao mesmo tempo interagindo como protagonistas de uma mesma realidade, interação entre professor e aluno. O Pibid exerce não apenas o papel de incentivador, mas principalmente um meio através do qual se pode levar o conhecimento, através das práticas pedagógicas e transforma-las em experiências reais para os alunos. Podemos concluir que é de suma importância o desenvolvimento dos gêneros textuais como instrumento essencial no processo de comunicação. A reescrita e a releitura individual e coletiva de textos dão ao aluno suporte para as primeiras produções do que se pode chamar de universo criativo do aluno.
Palavras-chaves: Gêneros Textuais; Webquest; Educação
REFERÊNCIAS: ROJO, Roxane Helena; MOURA Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola – São Paulo: Parábola Editorial, 2012.