Quero compartilhar com vocês um pouco como foram as oficinas sobre Gêneros Textuais na Escola Municipal 30 de agosto situada no município de Itabaiana - Sergipe.
O grupo elaborou uma webquest sobre gêneros textuais baseado no projeto político pedagógico da escola, se vocês não lembram o que é webquest acesse o link sobre o assunto: http://arlenemorenavariedades.blogspot.com.br/2015/05/oficinas-pibid-ufs.html
Os gêneros textuais escolhido foram: Diário e Lendas, devido a dificuldade de leitura e escrita dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e com a orientação da professora, o grupo desenvolveu as oficinas, onde alunos puderam escrever o que eles achavam das oficinas, das aulas, das lendas, enfim eles eram livres para produzirem seus próprios textos. Acessem o link da webquest sobre gêneros textuais:
Eles eram conduzidos a sala de vídeos para assistir vídeos sobre lendas e logo em seguida escreviam no diário, que foi dado o nome de "Companheiro", o que eles entenderam sobre as lendas, eles também faziam o reconto das lendas oralmente, mesmo tímidos eles conseguiam recontar boa parte do que assistiram nos vídeos. Através da escrita deles no companheiro observamos as dificuldades na ortografia, concordâncias verbais e nominais e etc, e baseado nessas dificuldades foram elaborados exercícios gramaticais para eles apreenderem a forma normativa de escrever as palavras que eles tiveram maiores dificuldades.
![]() |
(Foto Arquivo Pessoal) |
No encerramento das oficinas teve dramatização da lenda: Santo Antonio Fujão e exibição
do vídeo sobre as lendas que os próprio alunos recontaram, tudo foi
muito interativo e todos ficaram satisfeitos com as atividades das
oficinas realizadas com sucesso. Portanto, as oficinas foram feitas com
muita dedicação e interação de todos envolvidos e principalmente do
alunos que nos surpreenderam com seus relatos no companheiro: diário, a
maioria escreveram o que acharam das oficinas e percebemos que o
objetivo de fazê-los escreverem no seu companheiro foi conquistado.
Acesse o blog do grupo e conheça mais as oficinas sobre gêneros textuais link: http://www.tecnoblogdaeducacao.blogspot.com.br/2015_08_01_archive.html