quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Pibid em ação na ocupação

As bolsistas, supervisoras e professoras do Pibid - Eixo Formação de Professores - Pedagogia - UFS, estiveram presente na ocupação dos estudantes secundaristas do Colégio Estadual Nestor Carvalho, situado no município de Itabaiana - Sergipe.

Foi realizado uma roda de debates sobre a Medida Provisória 746 e a Proposta de Emenda Constitucional 55 (antiga 241), junto com alguns professores do colégio e alguns pais de alunos reivindicam uma política séria no Ensino Médio.

(Foto Arquivo Pessoal)


Tanto a MP  746 e a PEC 55 há perdas de direitos e cortes de recursos para a Educação que foram conquistados com muitos esforços, por isso não podemos permitir que elas sejam aprovadas. 

No início das ocupações, entidades representantes dos movimentos estaduais publicaram carta aberta publicada explicitando os motivos das ocupações. 
“Não aguentamos mais viver com tanta insegurança no ambiente escolar, o medo ultrapassa os portões da escola e ocupa cadeiras que são deixadas vazias pelos estudantes, que acabam desistindo da escola por inúmeros fatores, escola essa pouco atrativa, murada e gradeada, que visivelmente não esta apta aos estudantes. Um modelo ditatorial de ensino que nos faz pensar ''pra quem a escola é feita?'', e questionar seu papel na formação dos nossos jovens, mas como nós estudantes como podendo mudar essa realidade? A resposta é evidente!”, diz o texto. 

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Semana Acadêmica Cultural da UFS

A Semana Acadêmico-Cultural da UFS (SEMAC) tem como objetivo integrar, articular e socializar a produção do conhecimento, o ensino, a extensão, a inovação, a arte e a cultura para,   efetivamente, construir uma universidade solidária, ancorada na realidade social.
Fonte: http://semacademicocultural.ufs.br/pagina/20208

PRODUZIR E COMPARTILHAR: NOVAS FORMAS DE APRENDER COM AS CULTURAS DIGITAIS


Foto Arquivo Pessoal

Resumo:
Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da UFS, Itabaiana-SE. O Pibid/Pedagogia tem como um de seus eixos o de Formação de Professores, que visa aprofundar o estudo sobre diferentes formas de ensinar e aprender com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Os objetivos da pesquisa foram: analisar o compartilhamento das produções, com a Licença Aberta em Creative Commons e elaborar referencial teórico sobre o uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e sobre as culturas digitais na educação. A opção metodológica foi a abordagem qualitativa, devido ao fato desta abordagem ser a mais adequada às ciências humanas, em especial na educação, pois permite que possamos esmiuçar a forma como as pessoas constroem o mundo à sua volta. Nos resultados obtidos percebemos que houve um envolvimento de todas as bolsistas na construção de REAs: como webquest, blogs, gêneros textuais, maquetes e jogos educativos. Desta forma, concluímos que a utilização dos REAs e das interfaces colaborativas da Web 2.0 potencializam a articulação de novas formas de produção modificando conteúdos, que podem ser copiados, colados, remixados e compartilhados oportunizando para a educação infinitas possibilidades de ensinar e aprender.

Palavras-Chave:
Formação de Professores; Culturas Digitais; TIC.

Apoio Financeiro:
O presente trabalho foi realizado com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Á Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE).
Fonte do livro de resumos:

domingo, 30 de outubro de 2016

Congresso de Tecnologia na Educação em Recife-PE

A Era do Conhecimento

Durante décadas, países ricos eram aqueles que detinham recursos naturais, a exemplo da cana-de-açúcar, do petróleo, minérios valiosos, alimentos em geral e outros produtos que nutriam a indústria de transformação. Em seguida, a lógica da economia mundial tomou um outro rumo e o maior capital das nações, empresas e instituições passou a ser o conhecimento, a tecnologia e o know-how que engloba toda a inteligência envolvida nos processos produtivos. Por muitos anos as universidades contratavam bons professores apenas para transmitir conteúdos formais. Hoje, sequer consegue o status de universidade uma instituição que não priorize a pesquisa, a extensão e a produção do conhecimento. Diante dessa nova realidade, o Sistema Fecomércio / Sesc / Senac Pernambuco criou o Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, que já se encontra na sua XIV edição.


(Foto Arquivo Pessoal)


A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PIBID
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar as minhas experiências vividas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o qual foi muito relevante para minha formação como pedagoga, articulando entre a teoria e prática, entre o saber e o fazer. O projeto do Pibid foi desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Alberto Carvalho município de Itabaiana-SE. O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, este programa tem a iniciativa de valorizar e aperfeiçoar a formação de professores na educação básica, concedendo bolsas aos alunos de licenciaturas das universidades, que tem projeto e parceria com as escolas públicas, os bolsistas são coordenados por um professor da universidade e supervisionados por um professor da escola. Um dos objetivos do programa é inserir os alunos no dia a dia das escolas públicas, dando oportunidades para a criação, participação nas experiências, metodológicas, tecnológicas e práticas docentes, promovendo a integração entre Educação Superior com a Educação Básica. Após atuar no Pibid por um ano percebi que este programa causou uma intervenção nas licenciaturas, integrando as universidades às escolas.
Palavras-chave: Educação, Formação, Tecnologias. 

Anais da comunicação oralhttp://demo.cubo9.com.br/senac/