quarta-feira, 24 de maio de 2017

Início de uma pesquisa-formação

Olá pessoal!!!
Estou iniciando a pesquisa para a minha monografia, pesquisar não é só fazer levantamento bibliográfico, fazer leitura, resenha, fichamento e/ou resumo  sobre o tema escolhido, também não é só fazer entrevistas e depois fazer análise dos dados. Ir a campo é fundamental para o pesquisador conhecer o objeto, os sujeitos e compreender os fenômenos que acontecem no espaço onde esses sujeitos estão inseridos. Portanto, "(...) o objetivo de uma pesquisa é fundamentalmente a análise e interpretação do material coletado". (Severino,2002, p.152). Por isso fui ser uma pesquisadora participante e observar cada dado eminente, para  a minha pesquisa-formação nas oficinas do Pibid/Pedagogia/UFS realizadas na Escola 30 de Agosto no município de Itabaiana.

(Foto Arquivo Pessoal)

Para a minha surpresa, uma aluna da escola estava com uma borboleta adestrada e colocou no meu ombro para um Selfie. Fiquei muito feliz por que amo as borboletas.

💜A borboleta é considerada o símbolo da transformação e da renovação💜

Inspirada pela borboleta a oficina foi desafiadora por se tratar de alunos hiperativos, mas no final foi muita satisfatória por que os alunos conseguiram interagir com criatividade, produziram histórias colando imagens na cartolina e narrando cada detalhe da sua criação/produção.

Minha reflexão: Sou uma discente curiosa, detalhista e exigente comigo mesma, que gosta de estudar, de pesquisar e de  analisar os objetos de estudos no meu cotidiano, e também empenhada em ampliar conhecimentos nas pesquisas e ir a campo foi mais uma experiência marcante para minha formação como pesquisadora científica. Em breve postarei o desenvolvimento da minha monografia aqui no meu blog.

Referência: SEVERINO, Antonio Joaquim, 1941, Metodologia do trabalho científico. 22 ed. rev. ampl. de acordo com ABNT - São paulo: Cortez, 2002.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Afinal o que é Blog???

Para entender o que é Blog, vamos primeiro entender o que diário 👀
O diário é como se fosse um agenda, onde fazemos anotações de narrativas diárias de experiências pessoais e/ou profissionais. Existe vários tipos de diários e um deles é Blog, ele também é conhecido também por diário virtual ou diário da internet. Afinal o que é BlogVeremos o que diz a Wikipédia:
Um Blog (contração do termo inglês Web Log, "diário da rede") é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do Blog.
Muitos Blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um Blog típico combina texto, imagens e links para outros Blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos Blogs. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blog)
(Foto Arquivo Pessoal)

Tive a oportunidade de participar de uma oficina sobre Blogs junto com os Bolsistas do Pibid/Pedagogia/UFS e foi muito gratificante ver o desenvolvimento de todos, acredito que as suas narrativas nos seus Blogs sobre as oficinas nas escolas, serão muito importante para sua formação como pedagogas comprometidas com a Educação.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Oficina Multiplicadores de Brincadeiras

Ao brincar a criança desenvolve a capacidade de simbolização. O brincar
 é um estímulo natural que quando usado na aprendizagem instiga à espontaneidade.  

(Lev Vigotsky)

Pibid/Pedagogia/UFS
Numa tarde com muito ensino e aprendizagem com a Profa. Joniely Cheyenne

(Foto Arquivo Pessoal)


Objetivos da Oficina Multiplicadores de Brincadeiras:


üDiscutir a relevância dos jogos e das brincadeiras como estratégias que promovem aprendizagem significativa nos estudantes.

ü Vivenciar atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento da linguagem e da expressão corporal.

ü Estimular a utilização da ludicidade como proposta metodológica na prática educativa com vistas a desenvolver habilidades nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais.

Minha Reflexão: Brincar é uma atividade espontânea e muito prazerosa, acessível a todo ser humano de qualquer faixa etária e classe social. As ações das brincadeiras são de mediar à construção dos saberes, da identidade e da autonomia. A ludicidade é  importante para à saúde mental do ser humano, resgatando a expressão mais genuína do ser, da relação afetiva com o mundo e com as pessoas ao seu redor. Portanto brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança, é uma arte, um dom natural que, quando bem cultivado, irá construir, no futuro, para eficiência e o equilíbrio do adulto.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Pibid em ação na ocupação

As bolsistas, supervisoras e professoras do Pibid - Eixo Formação de Professores - Pedagogia - UFS, estiveram presente na ocupação dos estudantes secundaristas do Colégio Estadual Nestor Carvalho, situado no município de Itabaiana - Sergipe.

Foi realizado uma roda de debates sobre a Medida Provisória 746 e a Proposta de Emenda Constitucional 55 (antiga 241), junto com alguns professores do colégio e alguns pais de alunos reivindicam uma política séria no Ensino Médio.

(Foto Arquivo Pessoal)


Tanto a MP  746 e a PEC 55 há perdas de direitos e cortes de recursos para a Educação que foram conquistados com muitos esforços, por isso não podemos permitir que elas sejam aprovadas. 

No início das ocupações, entidades representantes dos movimentos estaduais publicaram carta aberta publicada explicitando os motivos das ocupações. 
“Não aguentamos mais viver com tanta insegurança no ambiente escolar, o medo ultrapassa os portões da escola e ocupa cadeiras que são deixadas vazias pelos estudantes, que acabam desistindo da escola por inúmeros fatores, escola essa pouco atrativa, murada e gradeada, que visivelmente não esta apta aos estudantes. Um modelo ditatorial de ensino que nos faz pensar ''pra quem a escola é feita?'', e questionar seu papel na formação dos nossos jovens, mas como nós estudantes como podendo mudar essa realidade? A resposta é evidente!”, diz o texto.