quarta-feira, 24 de maio de 2017

Início de uma pesquisa-formação

Olá pessoal!!!
Estou iniciando a pesquisa para a minha monografia, pesquisar não é só fazer levantamento bibliográfico, fazer leitura, resenha, fichamento e/ou resumo  sobre o tema escolhido, também não é só fazer entrevistas e depois fazer análise dos dados. Ir a campo é fundamental para o pesquisador conhecer o objeto, os sujeitos e compreender os fenômenos que acontecem no espaço onde esses sujeitos estão inseridos. Portanto, "(...) o objetivo de uma pesquisa é fundamentalmente a análise e interpretação do material coletado". (Severino,2002, p.152). Por isso fui ser uma pesquisadora participante e observar cada dado eminente, para  a minha pesquisa-formação nas oficinas do Pibid/Pedagogia/UFS realizadas na Escola 30 de Agosto no município de Itabaiana.

(Foto Arquivo Pessoal)

Para a minha surpresa, uma aluna da escola estava com uma borboleta adestrada e colocou no meu ombro para um Selfie. Fiquei muito feliz por que amo as borboletas.

💜A borboleta é considerada o símbolo da transformação e da renovação💜

Inspirada pela borboleta a oficina foi desafiadora por se tratar de alunos hiperativos, mas no final foi muita satisfatória por que os alunos conseguiram interagir com criatividade, produziram histórias colando imagens na cartolina e narrando cada detalhe da sua criação/produção.

Minha reflexão: Sou uma discente curiosa, detalhista e exigente comigo mesma, que gosta de estudar, de pesquisar e de  analisar os objetos de estudos no meu cotidiano, e também empenhada em ampliar conhecimentos nas pesquisas e ir a campo foi mais uma experiência marcante para minha formação como pesquisadora científica. Em breve postarei o desenvolvimento da minha monografia aqui no meu blog.

Referência: SEVERINO, Antonio Joaquim, 1941, Metodologia do trabalho científico. 22 ed. rev. ampl. de acordo com ABNT - São paulo: Cortez, 2002.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Afinal o que é Blog???

Para entender o que é Blog, vamos primeiro entender o que diário 👀
O diário é como se fosse um agenda, onde fazemos anotações de narrativas diárias de experiências pessoais e/ou profissionais. Existe vários tipos de diários e um deles é Blog, ele também é conhecido também por diário virtual ou diário da internet. Afinal o que é BlogVeremos o que diz a Wikipédia:
Um Blog (contração do termo inglês Web Log, "diário da rede") é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do Blog.
Muitos Blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um Blog típico combina texto, imagens e links para outros Blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos Blogs. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blog)
(Foto Arquivo Pessoal)

Tive a oportunidade de participar de uma oficina sobre Blogs junto com os Bolsistas do Pibid/Pedagogia/UFS e foi muito gratificante ver o desenvolvimento de todos, acredito que as suas narrativas nos seus Blogs sobre as oficinas nas escolas, serão muito importante para sua formação como pedagogas comprometidas com a Educação.